terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Missa Completa para crianças - É Natal 25/12/2009

Por: Solange do Nascimento e Gisella Parreira Batista.

(frase para colocar no retro-projetor)

Natal, crianças, é amor em ação.
Toda vez que amamos,
Toda vez que nos doamos
É Natal!!!

Acolhida – Feliz Natal, crianças.

Feliz natal a todos aqui presentes.

Vamos nos cumprimentar desejando ao nosso irmão ao nosso lado todo bem que o Natal nos traz, afinal de contas, estamos no oitava dele, onde celebramos com alegria o nascer do Menino – Deus.

Sabem de uma coisa, crianças?! São muitos anos de missa... São muitos anos de historinha querendo ensinar a vocês como é viver o evangelho de uma forma simples. E, quando chega o natal, paramos para assistir a história mais linda de todas... Nenhuma história se iguala a de Jesus, contada pela Bíblia de maneira humilde, mas de grandeza ímpar. Ele se fez assim para que assim nós fossemos e, por isso, nos a respeitamos tanto, porque temos dificuldade em entender esse mistério...

Nesta noite de natal. Nós só vamos cantar e relembrar a história de Maria, de José, dos reis magos, do boi, do burro, da estrela, dos pastores, dos anjos. A história que nos encanta e nos ensina a sermos melhores a cada dia...

Hoje essas personagens trazem a mensagem deste natal que o menino Jesus veio trazer... é tempo de paz.. Tempo de amor... Tempo de ver no próximo o rosto do Próprio cristo.

(Entram: papai Noel tocando o sininho, a estrela guia, os anjos arrumando o cenário com vassouras.. entra o boi com mato.. entra o burro com capim seco .. entra os carneirinhos com folhinhas.. todos em volta ao retro projetor..... , entra os pastores com cajados.. entram os presos com roupas , os pobres com sapatos , os velhinhos com a colchinha .. entram as crianças trazendo flores .. os reis magos com os presentes .. entra José .. . trazendo um presente , dentro o pano escrito paz na terra)

Entra Maria com o menino Jesus.. Todos formam o presépio.. Abrem o caminho para o menino. (As pessoas se ajoelham e Jesus é mostrado a todos os povos)

Fala-se a frase

E a palavra se fez carne e habitou entre nós. E nós contemplamos a sua glória, glória que recebe do pai como filho unigênito, cheio de graça e verdade. Seja bem vindo Jesus entre nós e nos traga-nos a sua paz .

Amém

Ato penitencial – Agora, colocando Jesus na sua manjedoura, vamos todos nos ajoelhar e diante desta criança que nos traz a imagem viva do Cristo presente em nosso meio , vamos pedir perdão.

Homem - Senhor, nós e nossos filhos agradecemos o dom da vida, o grande mandamento do amor , mas reconhecemos que estamos com dificuldades . Vemos que hoje muitos homens abandonam a família, desrespeitam as suas mulheres, deixam filhos só com as mães, não tem tempo para a família, deixam-se envolver por vícios , principalmente o da bebida .

Nós queremos nos redimir, pedir o seu perdão, trabalhar para construir um mundo melhor para o homem , para sua família e para toda a sociedade .

Nós queremos encontrar e ver o senhor Jesus, caminhar juntos e receber a força para esta transformação .
Por isso, nós te pedimos perdão.

Resposta - Perdão, Menino- Jesus, perdão

Mulher - Senhor, você nos disse para acreditamos que somos templo do Espírito Santo . Somos templo onde Deus habita. Nem sempre temos respeitado este templo de Deus.

Jesus, ficamos admirados, sabendo que és Deus e quiseste vir ao mundo através do ventre de uma mulher! Isto valoriza a mulher e a maternidade que hoje são tão desprezadas. Isto dignifica a vida! Senhor, és o Deus da Vida!Vem em nosso auxilio para que resgatemos o valor da vida desde o momento em que é concebido até o idoso, ao doente e ao agonizante, Senhor.Perdoa-nos Senhor, pelos nossos muitos erros. Vem em nosso auxilio para que sejamos esposas, filhas, mães e cidadãs que vivam e eduquem para valores ensinados no seu Evangelho. Por isso, nós te pedimos perdão por muitas vezes assim não agirmos.

Resposta – Perdão, Menino- Jesus, perdão

Criança – Sei, Senhor,que sou ainda bem criança, mas quero em nome de todas as outras lhe pedir perdão, porque muitas vezes não agimos como o Senhor espera. Somos pequenos e deveríamos aprender com quem tanto nos ensina e nos educa, mas nem sempre queremos ouvi-los, nem sempre somos os filhos bons que nossos pais esperam e, nem sempre somos os filhos que Deus tanto ama, pois deixamos que o pecado invada nosso coração.

Por tudo isso, senhor, queremos o seu perdão e dar a certeza de andar nos passos do menino Deus, desejando ser como Ele e vivendo o que Ele nos ensinou.

Por isso, pelos nossos erros, nós te pedimos perdão.

Resposta - Perdão, menino- Jesus, perdão

Padre –Reza a oração do perdão, convida o povo a cantar o glória . (as pessoas da encenação saem)

Leitura – Sentadinhos agora, vamos ouvir nossa leitura, aonde o profeta Isaias vem nos trazer a boa Nova do céu.

Aclamação – Agora, na alegria do Senhor que veio em forma de criança, para nos mostrar que tudo começa desde a criação, desde bem pequenos, assim como vocês, vamos aprendendo com ele , pois Jesus a cada dia que crescia, notava-se nele a graça e a SABEDORIA de Deus pai e, muitas eram as pessoas, que admiram Jesus , mesmo quando Ele ainda era apenas um garoto

Vamos ficar em pé e cantar o canto de aclamação ao Evangelho.

Preces –

1 - Nós te pedimos, Senhor, por nossa igreja, que ela cresça a cada dia , espalhando a Boa nova de Jesus , ensinando todos os povos o caminho para a Belém do coração e recebendo a graça de nos unir a cada dia mais nos fazendo mais irmãos . Rezemos

2 - Menino Deus, nós te pedimos pelas nossas famílias, que elas sejam reduto de alegria, paz e aconchego. Que possam valorizar os frutos do seu amor inseridos nelas e as faça ser mais fieis no seu compromisso com a divulgação e a vivência de suas palavras. Rezemos

3 - Menino Deus, nós te pedimos por todos aqueles que hoje não celebram o natal porque não conhecem a ti e aos seus ensinamentos. Faça com que cada vez mais suas palavras cheguem a todos os povos e eles possam celebrar a alegria de conhecê-lo. Rezemos

4 - Menino Deus, nós te pedimos por todas as pessoas que sofrem... que estão sozinhas, que andam tristes e desamparadas, pelos que perderam seus entes queridos, pelos idosos, pelos presos e pelos sem esperanças. Faça-os Senhor, sentir o aconchego do seu amor e renove a esperança de cada um deles, para que assim, se revistam de alegria, paz e de sua presença divina. Rezemos

5 - Menino Deus, por fim, te pedimos por todos nós, pelos nossos padres em especial, para que alimentados na esperança da sua presença entre nós, possamos celebrar o seu natal todos os dias do ano . Rezemos.

Ofertório – Hoje, antes de a missa começar, nós pedimos a várias crianças que escrevessem uma cartinha para o menino Jesus, oferecendo a ele um presente especial. Elas estão todas aqui, neste painel.

Então, como oferta especial, vamos ler as ofertas das crianças e juntar as nossas, oferecendo a Deus, junto ao pão e ao vinho estes presentes tão especiais.

(Depois que ler as cartas --Com alegria, vamos cantar o nosso canto do ofertório)

Comunhão – Que noite mais linda esta do natal, ninguém é mais feliz do que nós hoje, quando Jesus está presente conosco. Que o natal seja todos os dias e, que, nesta comunhão, possamos reforçar a Deus-Menino nosso compromisso de amá-lo sempre, segui-lo sempre, ouvi-lo sempre mais.

Por isso vamos cantar pra recebê-lo na alegria do natal.

Ação de graças – Um certo dia um homem esteve aqui e tinha em mente e coração amar .. amar .. amar ..

Seus sonhos se espalharam em corações férteis e suas palavras caíram por terra onde foram fecundados, germinado em fórmulas perfeitas de amor.

Ao nosso menino Deus, cada vez mais perto de nós, cada vez se oferecendo mais em sacrifício a nós, nosso carinho, nossa dedicação, alegria e amor , não só no Natal , mas todos os dias de nossa vida .
Amém.

Nenhum comentário: