sábado, 4 de abril de 2009

Teatro: O Verdadeiro Sentido da Páscoa

Texto Teatral -12-4-09 – Ano B – João 20, 1-9

JOCA – Oi genteeeeee!

CLARINHA – Oooooooooi!

JOCA – Clarinha: como a igreja está bonita hoje!

CLARINHA – É mesmo, Joca.

JOCA – Olha: tudo muito enfeitado, tudo muito alegre – e você viu a roupa do padre? Bonita, hein?

CLARINHA – É, Joca: é roupa especial de festa.

JOCA – É mesmo: hoje é festa!

CLARINHA – É, Joca: hoje é Domingo de Páscoa!

JOCA – Êba! Cadê, Clarinha?

CLARINHA – Cadê o que, Joca?

JOCA – Os ovos, Clarinha.

CLARINHA – Que ovos, Joca?

JOCA – Os ovos de páscoa. O coelhinho já chegou?

CLARINHA – Joca: eu não acredito.

JOCA – Não acredita no que, Clarinha?

CLARINHA – Não acredito que você não prestou atenção na catequese. De novo.

JOCA – Ô Clarinha: não mistura páscoa com catequese.

CLARINHA – Puxa vida: é você quem está misturando tudo, Joca!

JOCA – Eu não entendi.

CLARINHA – Joca: ovo de chocolate é só invenção do comércio, Joca.

JOCA – Como é que é?

CLARINHA – O comércio inventou tudo isso só pra vender chocolate.

JOCA – E o coelho da páscoa?

CLARINHA – Não tem coelho da páscoa, Joca.

JOCA – (espantado) Não tem?

CLARINHA – Não, Joca. É só invenção do comércio só.

JOCA – E a páscoa tem o que então, Clarinha?

CLARINHA – A páscoa tem Jesus, Joca.

JOCA – Jesus? Na páscoa?

CLARINHA – Claro, Joca. Na páscoa é a ressurreição de Jesus. O resto é só invenção do comércio.

JOCA – Ah... (pausa) Deixe-me ver se eu entendi: no natal eles tiraram Jesus e colocaram o Papai Noel?

CLARINHA – Isso mesmo, Joca.

JOCA – E agora na páscoa eles tiraram Jesus e colocaram o coelho?

CLARINHA – É isso mesmo, Joca.

JOCA – (espantado) Eu não acredito!

CLARINHA – Pode acreditar, Joca.

JOCA – Mas... Tirar Jesus da páscoa?

CLARINHA – Pois é, Joca.

JOCA – Eu não acredito, viu? Puxa vida, viu? Que chato, viu?... Mas... Por que Jesus está na páscoa?

CLARINHA – Ah, Joca: porque foi na páscoa que Jesus ressuscitou.

JOCA – Ah é mesmo, Clarinha! Como é que eu fui me esquecer!... Como assim "ressuscitou”?

CLARINHA – Foi assim, Joca: primeiro Jesus foi crucificado e morreu na cruz...

(Entra cartaz com desenho de Jesus crucificado. Música de fundo).

CLARINHA – Mas depois ele venceu a morte! E então Ele ressuscitou!

(Entra cartaz com desenho de Jesus ressuscitado).

JOCA – Êba! Eu adoro essa parte!

CLARINHA – É, Joca: Jesus está vivo! Ele está aqui no meio de nós!

JOCA – Ele vive no nosso coração! Êêêêêê!

CLARINHA – Uma salva de palmas para Jesus!

JOCA – Êêêêê!

CLARINHA – Vamos cantar!

(Música sobre a páscoa)

JOCA – Tchau pra vocês!

CLARINHA – Tchau!

JOCA – Tchau!

CLARINHA – Tchau!

(Saem – FIM).

Nenhum comentário: