sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Missa completa para crianças: Jesus fala com autoridade

(Painel com a palavra escraviza no alto, do lado direito e do lado esquerdo a palavra liberta; fichas para serem coladas no painel com as palavras da acolhida).

Acolhida - Boa noite, queridas crianças!

Olhem só crianças vamos fazer o joguinho do que nos liberta e do que nos prende?

É assim, eu tenho fichas aqui na minha mão e tenho aqui no painel o lado escraviza, e do outro lado à palavra liberta. As fichas estão desordenadas, vou levantando-as e vocês irão me indicando onde devo colocá-las. (Erguer as fichas: fome, amor, perdão, pecado, miséria, doenças, ódio, vingança, Jesus.).

Por que é que vocês me disseram que Jesus liberta e do que Ele liberta? Quer dizer que Jesus é aquele que veio para cortas as amarras do pecado, da vingança, da miséria, da fome, dor?

É verdade, minhas crianças. Ele disse:

- Eu sou o caminho, a verdade e a vida, quem vier a mim será salvo.

Hoje nossa celebração irá no lembrar disso, Jesus é aquele que vem para nos libertar, para nos dar vida nova, para nos trazer alegrias e mostrar que é possível viver sem amarras livres do pecado e sobre a sua proteção.

Vamos todos ficar em pé e com alegria cantar pra iniciar nossa celebração.

Ato penitencial – (Cenas com lâminas)

Descobrimos que Jesus é aquele que vem nos libertar de todo mal.

Mas de qual mal será que estamos falando? Sabemos bem que Jesus expulsava até os encardidos que viviam atormentando suas pregações. Será que ele também expulsa de nossas vidas esses encardidos que gostam de nos afastar dele?

Quando é que o encardido age?

Ele age quando mentimos, quando ofendemos nossos irmãos. Ele fica feliz quando brigamos, sabe nos colocar em situações de fofocas e confusões. O encardido é inteligente nos arma armadilhas aonde vamos caindo todos os dias. Ele age no nosso coração, arranca o que é bom e coloca o pecado, o mal. Faz-nos ser mentirosos, egoístas e contaminados pelo mal. Disseminamos raivas e ódio, gritamos pelo errado e nos calamos diante do certo. Praticamos iniqüidades e nos fechamos à caridade.

Será que Jesus também expulsará este mal que nos faz tão pecadores diante de Deus?

Claro que sim! Hoje no evangelho, veremos claramente o poder de Jesus que expulsa de um homem o espírito mal.

Peçamos ao Senhor a arranque de nós o pecado, que nos livre do encardido com seu perdão e que venha ocupar nosso coração. Tudo isso te pedimos cantando o nosso pedido de perdão.

Leitura – O profeta é uma pessoa de Deus, que fala e faz o que Deus quer. Hoje, ouvindo a leitura, que possamos nos sentir movidos a ser profetas do nosso Deus. Vamos ouvir com atenção a bonita mensagem que Ele tem hoje para cada um de nós.

(Dt 18,15-20) Leitura do Livro do Deuteronômio Moisés falou ao povo dizendo: 15“O Senhor teu Deus fará surgir para ti, da tua nação e do meio de teus irmãos, um profeta como eu: a ele deverás escutar. 16Foi exatamente o que pediste ao Senhor teu Deus, no monte Horeb, quando todo o povo estava reunido, dizendo: ‘Não quero mais escutar a voz do Senhor meu Deus, nem ver este grande fogo, para não acabar morrendo’. 17Então o Senhor me disse: ‘Está bem o que disseram. 18Farei surgir para eles, do meio de seus irmãos, um profeta semelhante a ti. Porei em sua boca as minhas palavras e ele lhes comunicará tudo o que eu lhe mandar. 19Eu mesmo pedirei contas a quem não escutar as minhas palavras que ele pronunciar em meu nome. 20Mas o profeta que tiver a ousadia de dizer em meu nome alguma coisa que não lhe mandei ou se falar em nome de outros deuses, esse profeta deverá morrer’. – Palavra do Senhor. T. Graças a Deus.

Aclamação - Jesus começa sua missão ensinando com autoridade. A autoridade de Jesus é realizada por meio de sua fala e de sua ação. Com alegria e todos em pé vamos aclamar a santas palavras de Jesus cantando

Preces da comunidade

1. Ó Pai, cumulai todos os ministros da Igreja da força de Jesus, para que sejam sacramentos da mesma libertação que ele operou em seu ministério público e confiou aos Apóstolos. Rezemos, dizendo juntos.

T. Livrai-nos, ó Pai, do Inimigo da nossa fé!

2. Iluminai os poderes que governam o mundo, para que sejam instrumentos do amor e da justiça, e não do mal que tanto maltrata os mais fracos.

3. Socorrei os que vivem nas garras do pecado, para que se libertem dos vícios e de toda dependência maligna.

4. Levai a termo, por meio da Igreja, a salvação que oferecestes a todos os povos. Curai os doentes, socorrei os aflitos e equilibrai as relações humanas num mundo conturbado pela ganância e pelo ódio

5. Que brilhe sua luz sobre todas as crianças para que sintam fortes a ser grandes profetas da verdade, da justiça e do amor, rezemos.

Ofertório – (Escrever as letras da palavra autoridade e ofertar letra a letra formando-a ao final para que todos visualizem)

Hoje, Senhor, vamos oferecer todo o nosso amor e todo nosso carinho com um presente especial... Através da palavra com que mais o admiramos e com quem mais identificamos nosso comando:

Queremos que o Senhor receba esse A em sinal de nosso amor;

Esse U em sinal de nossa união;

Esse T de ternura sentimento que mais nos aproxima de sua presença;

Esse O de obrigado que nos faz sentir tão agradecidos pelas inúmeras graças recebidas;

Esse R em sinal da nossa responsabilidade em divulgar suas palavras;

Ofertamos o I, de igualdade, a mesma que queremos partilhar todos os dias com nossos irmãos.

Ofertamos o D de dedicação aos seus planos em nossa vida;

O A, oferecemos nossas ações em prol de nossos irmãos e em nome de nosso amor pela missão que nos foi confiada;

O outro D simbolizando toda a nossa devoção pela suas palavras e pela missão de profetizar a nós destinada;

E, por fim, junto ao pão e ao vinho oferecemos o E de esperança, que deve continuar sempre viva em todos nós, para continuarmos acreditando e divulgando com a mesma autoridade de Jesus os caminhos que Ele nos confia.

Com alegria vamos todos cantar o canto do ofertório.

Comunhão – Com alegria, crianças, vamos ao encontro de Jesus na eucaristia. Ele está presente com seu amor, seu carinho e toda sua autoridade de vida nova, na hóstia consagrada.

Vamos colocar nossa alegria junto ao nosso canto.

Ação de graças: (Quadro no retro projetor com as respostas, sem ter a obrigação da pergunta escrita).

Vamos então fazer uma revisão do que aprendemos hoje na missa?
Então vamos ao quadro de opções.

1. Aprendemos que Jesus sempre tem um modo firme de falar, Ele fala com:

a - moleza
b - autoridade
c - fingimento

2. Aprendemos também que Jesus quer que sejamos sempre:

a - Mentirosos
b - Verdadeiros
c - Fingidos

3. O povo que seguia Jesus sentia por Ele:

a - Admiração
b - Rejeição
c - Desrespeito

4- Que sentimento devemos ter para com Jesus?

a - Desprezo
b - Falsidade
c - Muito amor e admiração.

5- Jesus nos ensina que devemos nos manter sempre longe:

a - Do pecado
b - Do amor
c - Dos irmãos mais necessitados

Então crianças, assim aprendemos que Jesus é verdadeiro, adorável e que por Ele devemos ter muito respeito e muito amor, pois Ele é aquele que nos fala com autoridade de quem pode nos ajudar a viver melhor a cada dia.

Lâminas ou encenação

A BELA ADORMECIDA

Era uma vez, há muito tempo atrás, existia um reino muito alegre, governado pelo Rei Justus e pela rainha Tenência.

Os reis eram tão bons que todos os respeitavam e rezavam para que o maior desejo dos dois fosse realizado.

Sabe qual era esse desejo? Ter um filho, um herdeiro.

E Deus que tudo vê e tudo pode atender, atendeu ao pedido do casal e concedeu, a eles, um fruto do amor que os unia. A rainha Tenência deu a luz a uma menina linda e colocaram-na o nome de Aurora.

Os reis fizeram festas e mais festas, convidaram o mundo inteiro para vir conhecer a princesinha Aurora.

Vieram príncipes, reis, monarcas, amigos, pessoas de perto e de muito longe.

Cada um que chegava desejava a pequena Aurora muitos dons e muita felicidade. (Claro que vocês já podem imaginar quem seriam as madrinhas da princesinha, não é mesmo?).

É lógico! As seis fadas mais lindas, as fadas madrinhas.

Que batizado! Que festa mais linda! Muita banda, muito foguetório uma festa para ninguém botar defeito.

Quando a noite chegou, cada uma das fadas deu princesinha o seu presente.

Deram a ela muitos dons e presentes em: ouro e pedras preciosas tão valiosas quanto ela.

Tudo ia muito bem até que a festa foi invadida por uma mocréia de nome Malévola. O rei por um engano esquecerá de convidá-la para a festa do batizado da princesa, visto que essa infeliz adorava atrapalhar a vida das pessoas desejando coisas ruins e fazendo magias negras entrando no corpo das pessoas e as possuindo.

Movida pelo ódio e morta de inveja, ela lançou sobre a princesinha, uma maldição. Um castigo terrível! Uma coisa absurda jamais vista!!!

Ela disse à princesinha que ao completar 15 anos, ela picaria seu dedo no fuso e morreria, pois o salário do pecado é a morte e ria feita louca da maldade que ela proferiu a pequena bebe.

Uma grande fúria tomou conta de todos os convidados que expulsaram a bruxa debaixo de muitas pragas e lágrimas, pois conheciam a maldade pela qual a princesinha estava dominada agora.

Só que num canto, ainda meio zonza pela “dormideira” de sempre, restou uma das fadas que ainda não havia proferido á pequena princesa seu presente. Presenciando, pois, todo o mal proferido pela Malévola e a promessa feita de destruí-la quando completasse 15 anos, a fada zonzinha.

Deu um presente que salvaria a vida da princesa. Deu então o presente do sono ao invés da morte. Que ela picaria o dedo era fato, mas ao invés de morrer, ela ficaria adormecida até que um príncipe viesse acordá-la com um beijo. Assim, estaria livre do mal que estava dentro dela e poderia viver feliz com seu príncipe para sempre.

E assim Aurora cresceu e se tornou uma jovem linda. Seu pai mandou queimar todos os fusos do reino numa grande fogueira.

Aurora então completou seus 15 anos e, por mais que fosse cuidada. Como toda jovem era muito curiosa.

Quando estava sozinha passeando pelo jardim, a bruxa Malévola seduziu a bela princesa até o soltão do castelo e lá estava um fuso. Gritou com ela dizendo que ela não era quem pensava ser , que ela precisava ser outra pessoa e para que isso acontecesse , teria que colocar o seu dedinho ali, naquele fuso.

Pronto! Aurora não conseguiu evitar seu destino e espetou seu dedinho no fuso caindo adormecida e, junto dela, nesse sono profundo adormeceu todo o reino dominado agora pelo mal.

Acontece que mais uma vez, Deus mandou a salvação para aquele reino. Ele enviou um príncipe guerreiro que, enfrentou todas as dificuldades que são os espinhos e a ação do mal de Malévola, expulsando de vez da vida das pessoas, tirando o mal do coração daqueles que ela havia contaminado.

Com essa ação, o príncipe conseguiu espalhar outra vez o amor entre todos. O verdadeiro amor chegou até Aurora, despertou assim a nossa princesinha de seu profundo sono. Todo o reino despertou e puderam então voltar as suas vidas.

No castelo do rei uma grande festa foi realizada para o casamento de Aurora e seu Salvador que se casaram e foram viveram felizes. Dizem que agora, longe do mal, naquele reino só impera o amor e a bondade e o perdão..

Vamos aprender com as histórias a relacionar com as nossas próprias.

- Quem são os reis?
São os nossos pais que nos amam e tentam nos livrar da ação do mal

- Quem são as fadas?
São os anjos que Deus nos envia para nos proteger dos males do mundo

- Quem é Malévola?
Malévola é o mal, o encardido, o coisa ruim que também nos presenteia com seus talentos de mentira, de ódio, de pecados e que deseja nos dominar para vivermos o mal, a miséria, a doença, a tristeza, tudo que nos afasta de Deus.

- Quem nos ajuda a vencer o mal?
A igreja, a família que retira de perto de nós o que poderá nos fazer sofrer, nossos fusos.

- Quem é o fuso?
É o desejo de pecar, é o erro, é quando a gente toca o dedo e espeta no mal, ficamos adormecidos para o bem e vivemos mergulhados no mundo do mal como num pesadelo. Adormecidos para o bem e possuídos pelo mal.

- E quem é o príncipe que vem libertar do mal todo um reino?
Deus sempre olhou por nós e nos mandou Jesus para expulsar o mal de nossas vidas, para nos livrar do pesadelo, para nos acordar com seu beijo de perdão.

Assim entendemos a autoridade de Jesus, ele faz novas todas às coisas, basta acreditarmos no seu poder e ele sempre nos renova no seu perdão e na sua graça como em um beijo que nos acorda para a vida.

Nenhum comentário: