terça-feira, 10 de junho de 2008

Missa completa com Crianças - 11º Tempo Comum

Acolhida - Boa noite, queridas crianças e a todos aqui presentes.

Vamos iniciar nossa celebração com um joguinho, que tal?

( Orientações para a equipe de missa : O jogo deverá ser o seguinte: Escolha crianças para a tarefa antes da missa , oriente-as que elas terão que montar uma pipa com a ajuda de uma mestra. Quando iniciar a celebração pergunte quem gostaria de participar , sem que todos percebam vão junto ao grupo de duas ou três, as já escolhidas .Dar a elas os materiais necessários e digam que terão que realizar uma tarefa com aquele material , só que uma equipe terá ajuda de uma mestra e a outra equipe terá que se virar sozinha ; providenciar papel , tesoura , cola , todo o material necessário para não perder tempo ; A equipe que tem a mestra terá que executar rapidinho , enquanto a outra desenvolverá pouco e não terá ajuda nenhuma .)

Depois avaliar a brincadeira com as crianças( pode-se explorar da forma que desejar )

Qual grupo se saiu melhor? Por quê?

Por que o outro grupo estava tão perdido?Quando estamos sem direção fica mais fácil ou mais difícil conseguirmos as coisas?

Será que o outro grupo sem ter uma pessoa para ajudá-lo não ficou parecendo um rebanho sem pastor?

É exatamente isso que Jesus vem nos mostrar hoje, no seu evangelho. Que quando não se tem uma direção ficamos perdidos e, é essa sua missão para conosco, nos dar uma direção, nos ensinar um caminho, ajudar-nos a encontrar o PAI. Ele é o pastor, nós somos suas ovelhinhas ao qual ele tanto ama. E quando ele percebe esse povo que não sabe como caminhar e que precisa de ajuda, ele nos envia seus discípulos, nos colocando no caminho certo. Esse Jesus pensa em tudo, hein, crianças?! Vamos então cantar com alegria, todos em pé pra saudar Jesus e seus discípulos

Ato penitencial

(A ovelhinha deve seguir por caminhos, deverá ter duas lâminas e dois pastores e ela nunca obedecerá as ordens dadas pelas crianças)

Vejam só aquelas ovelhinhas lá no retro ?

Essa daqui da direita é Olindinha, de direita só à posição porque ela anda tão sem rumo. Fugiu do grande rebanho, está se embrenhando por outros campos.

Vejam só esse pastor cinzento ? Ele disfarça assim para agarrar ovelhas bobinhas e levá-las lá para o seu campo de maldade. Ele é o encardido, vive sempre nas esquinas querendo desencaminhar boas ovelhas.

Mas, vejam só a beleza do pastor de verdade, Jesus Cristo. Ele sim é o caminho a verdade e a vida.

Vamos ensinar a Olindinha qual dos dois caminhos ela deverá seguir, e qual pastor ela deverá escolher?

Vocês acham crianças, que a Olindinha deve contar mentira? Então por esse caminho ela não pode ir. Mas vejam só como ela é danadinha de desobediente, contou mentira mesmo sabendo que é errado. Eitá ovelhinha danadinha!

Agora tem outro caminho, vamos lá: Será que ela deve andar no caminho da brigas, fofocas e dos palavrões? Ou vocês acham que ela deve ser boa e sempre falar a verdade, mesmo que seja difícil e assim andar por este outro caminho?(ela sempre foge para o caminho inverso, o pastor cinzento pula de alegria)

Ovelha danadinha que não escuta ninguém, nem a gente ensinado o certo ela se corrige.

Bom, vamos seguir:

A Olindinha está numa dúvida cruel, não sabe se deve rezar ou assistir televisão?Principalmente as novelas que agora só mostram o que não presta ;não sabe se deve fumar ou visitar os velhinhos? E muito menos :se deve obedecer ao que se pais dizem, ou escutar o que falam os coleginhas para ir para outro caminho , longe dos ensinamentos do pai ...

Se ela escolher o caminho abaixo ,ela sempre vai fazer o que o com o pastor cinzento deseja que é colocá-la bem longe da luz e da verdade. Agora se ela seguir o outro pastor, ela se manterá firme e sempre buscará a luz e a verdade?

Quem Olindinha deverá seguir?

Engraçado, não é, crianças. Aqui na teoria é tão fácil resolver, fica tão simples pra gente seguir e escolher o caminho, mesmo que seja pra Olindinha porque escolhemos pra ela o que queremos para nós, difícil é fazer.

Quando estamos vivendo situações parecidas com essas, muitas vezes, fazemos nossas escolhas erradas, mesmo sabendo que deixamos as certas para lá.

Andamos como se não tivéssemos pastor, assim como olindinha que não sabe por onde caminhar. Mas ela é uma ovelha e vocês?

Vocês já sabem que pastor devem escolher e, no entanto, muitas vezes se deixam enganar . Por todas as vezes que nos deixamos enganar e caímos nas armadilhas do pecado, vamos pedir perdão a Deus cantando. ( pode simplificar para não ficar muito grande falando naturalmente )

Leitura Hoje , crianças, Deus promete na leitura que iremos ouvir , que enviará bons pastores para cuidar do seu povo. E esse povo, somos nós, todos nós aqui.

Nosso Deus, crianças, é o Deus do Amor, da misericórdia, por isso jamais irá nos abandonar. Nós somos ovelhinhas bem amadas Dele. Vamos ouvir com muita atenção o que Ele tem a nos falar?

Aclamação Jesus olha para a multidão que o segue e se preocupa com eles, porque parecem ovelhas sem pastor.E então sabem o que ele fez? Ele os chama e começa a lhes ensinar muitas coisas. e também manda seus discípulos a fim de que eles possam também ajudar ao povo .

Bonito isso, não é crianças?! Jesus não desampara ninguém. E, é por ele, que vamos ficar em pé e cantar com bastante alegria.

Ofertório (lâmina de Deus unindo seu rebanho, pode ser um grande coração vazado e dentro dele, vamos colocando algumas ovelhinhas )

Como vimos Jesus tem um imenso amor por todo o seu povo, ou seja, por todos nós. Justo Ele que é um presente divino de nosso Deus para conosco.

Um Deus quem não nos quer caminhando sozinhos.

Um Deus que nos quer sempre juntos a Ele , como um grande rebanho.

Por isso, nossa oferta é o nosso agradecimento a esse Deus Pai que nos ama tanto. E também nosso compromisso de sempre seguí-lo, de sempre ser ovelhinhas que se deixam conduzir pelos caminhos da verdade da justiça e da paz. Junto ao pão e ao vinho tudo ofertamos ao Senhor.

Ação de graças

(Silêncio)

Jesus, crianças, nos quer sempre pertinho Dele, como ovelhinhas sobre a proteção do pastor, por isso vamos aproveitar esse momento e rezarmos juntos uma pequena oração em agradecimento ao nosso bom pastor; ( pode-se cantar também a música da ovelhinha .)

Eu sou a ovelhinha,
Jesus é meu pastor
Ele me põe nos ombros com muito amor .
Me chama pelo nome
Eu conheço a sua voz
Ele ama se rebanho e a cada um de nós (bis)
Cada um ... Cada uma...
Jesus é o pastor.

Oração - Senhor Jesus, meu bom pastor...

Como ovelhinha que sou
Sinto-me agradecida ao Senhor
Por saber que sou protegido (a) e amado (a)
Obrigado por toda a proteção e todo carinho
Prometo sempre seguir seus caminhos
E estar sempre juntinho de seus ensinamentos
Ajude-me, senhor, que todos os meus irmãos.
Mais afastado do rebanho e longe de ti
Tenham a alegria de retornar ao caminho
de conhecer seu amor e seu carinho
Amém

Evangelho - Ovelhas sem pastor

Técnica: Dramatização (coloque uma música clássica de fundo para dar um tom de reflexão)

Personagens: Narrador – jovem carrega a farinha – uma jovem carrega a água – criança carrega o sal – adolescente carrega o fermento - Jesus chega e faz o pão com eles – depois reparte e os leva para o bom caminho

Narrador: _Era uma vez uma terra árida e seca e muitos caminhavam sobre ela...Pessoas sofridas...tristes...desconsoladas...Pareciam ovelhas perdidas, sem pastor...

Havia uma fome muito grande que assolava todo aquele povo. Eles viviam a mendigar não somente pela fome, mas também pela coragem que parece há muito tempo, ter lhes deixado.

Jovem
: _Como tenho fome... Tenho sede... O que me falta se eu tenho farinha... Mas ela de nada me serve... O que farei com ela? Não tenho coragem nem de carregá-la... Ela está tão pesada...

Narrador:
_É, crianças... Muitas vezes o cansaço nos deixa parados... Sem ânimo... Não temos forças porque não temos objetivo na vida, não temos caminho nenhum a seguir... E muitas vezes ficamos à margem do caminho e nem bem sabemos se existe esse caminho. E são muitos os que passam, mas eles não ligam, fingem não ver... (nesse momento deixar que outras pessoas passem pelos que estão pedindo, mas que eles nem notem a presença dos desanimados)

A jovem:
_Quanta água eu tenho, no entanto, estou morrendo aos poucos, porque tenho fome...fome de pão...fome de encontrar um caminho... Fome de saber por onde devo ir... E essa água é tão pesada... Tão sem vida para mim...

Narrador:
Realmente ela não é a Água Viva... Realmente essa água sozinha não mata a fome daqueles que sentem que é preciso encontrar uma fonte maior de vida pra sua própria vida...

Criança:
_Quanto sal. chega-me a doer ao vê-lo... Tenho fome... Tenho sede... E esse sal todo de nada me serve. Que sabor ele tem? Se nem posso prová-lo, pois me enche de feridas a boca... As mãos ao carregá-lo. Será que meu destino é morrer assim... Sem ver uma terra fértil, onde a água e o pão sejam alimentos de vida... Será?

Narrador
: Por mais que o ser humano seja só, ele estará sempre procurando por algo, por alguém... É preciso colocar sabor em sua vida... Por sabor também na vida de outras pessoas.

Adolescente:
_ Por que me fizeram produzir o fermento se não tenho onde usá-lo? O que vou fazer crescer nessa terra tão grande? Onde eu mesmo não cresço... Onde não vejo por que devo usá-lo... Tenho fome, tenho sede. Eu quero viver, não quero morrer. Eu quero um caminho pra seguir.

A farinha... A água... O sal... E o fermento... Elementos tão importantes que cada um traz consigo, mas não se apercebem disso. E estão morrendo aos poucos de fome... De sede...

Mas quem é aquele que tudo olha e parece ter compaixão desse povo? Por que Ele não fez como os outros, que passaram, viram, mas nada fizeram?

(Entra um personagem que representa Jesus) Vejam! Ele tem um cajado e chama os outros... Parece um pastor diante de ovelhinhas tão perdidas.

Ele as acolhe, mostra o que cada uma delas tem, senta com eles, ensina que na união daqueles elementos se mata a fome. Ele mostra como se faz. Ele próprio o faz e parte com eles o pão. O pão que vai matar a fome do corpo e da alma. E lhes oferece a água... Não uma água parada, mas uma Água Viva... Uma água nova que vai dar vida nova àquelas ovelhas... Antes tão sem rumo.

Eles então o reconhecem como Pastor e encontram Nele um caminho de vida. (eles declamam essa parte do salmo 23 )

“O Senhor é meu Pastor e nada me faltará..”.

Viram crianças, Jesus é quem conduz a todos nós. Carregamos conosco tesouros de inestimáveis riquezas... O amor... A bondade... A partilha... Mas muitas vezes, não temos um pastor e ai todo esse tesouro se perde.

É preciso buscar esses irmãos e trazê-los para Jesus para que eles possam dividir conosco aquelas riquezas e nós dividirmos com eles o nosso Bom Pastor.

Nenhum comentário: