terça-feira, 3 de junho de 2008

Missa completa com crianças: 10º domingo do tempo comum

(O médico)

Acolhida Que alegria recebê-las aqui hoje, minhas queridas crianças.

Sejam todos muito bem-vindos a esta celebração.

Hoje nós iremos iniciar nossa celebração com um teste. Eu quero saber se vocês realmente conhecem a Jesus. O teste é assim:

Eu vou falar e mostrar uma cena lá no retro e vocês me dirão a quem Jesus iria ao encontro, está bem?

( Tentar mostrar para as crianças que Jesus veio para salvar os mais simples , os mais doentes , aqueles que precisam encontrar o caminho da fé e do amor _ persuadir-las nesse sentido )

1-cena – Temos duas situações para que vocês possam avaliar e dar a resposta :
Aqui temos um pecador, do lado de cá, um homem quase santo. Se eles estivessem precisando de ajuda, a quem Jesus ajudaria primeiro?

2- cena
– Aqui nós temos essa mulher que é bem casada, tem uma boa família e, do lado de cá, eu tenho uma viúva. A quem Jesus iria encontrar primeiro?

3-cena
– Desse lado de cá nós temos um adulto que precisa de Jesus e do lado de cá eu tenho uma criança. A quem Jesus iria acolher primeiro?

4-cena
- Desse lado eu tenho um pobre e desse eu tenho um rico. Quem Jesus iria acolher primeiramente?

É isso, crianças, como vocês viram Jesus sempre vai ao encontro de quem mais precisa Dele , acolhe sempre as pessoas mais sofridas, mais necessitadas, as doentes e as tristes. Jesus age como um médico que se ocupa com quem está doente e não com quem goza de boa saúde. Ele sempre está pronto a ajudar, a perdoar e a amar.

Este é o nosso evangelho de hoje que fala de um Jesus que vive nos meio de seu povo simples, que ama os humildes de coração e que espera acolher a todos os que o buscam. Em pé e com alegria, vamos cantar pra saudar Jesus.

Ato penitencial – ( O Zé pode ser representado por uma criança , por ser fantoche e pode ser também um desenho , tem que ter um remédio da caixa grande , faça com caixa de papelão , como se fosse uma caixa de remédio de farmácia e dentro dela , muitos corações para que Zé coloque por dentro da blusa , ou no desenho e assim ele vai se curando do pecado e ficando animando )

Gente do céu!!! Eu descobri que o Zé ?! Vocês conhecem não é? Não? Então entra Zé Esse aqui é o Zé! É que ele anda tão tristinho e doente. (E sabem o que dizem dele as más línguas? Que ele anda assim por causa do pecado). É... Dizem que ele era um menino bonzinho, cheio de amor e carinho para com todos, mas depois que ele começou a ficar maiorzinho, ele começou a responder sua mãe, ficava o dia todo à frente da televisão, jogando videogame, ou passava horas a fio diante do computador, não ajudava a mãe nas tarefas de casa, dizem até que ele agora fuma pelos cantos da rua e quando ninguém vê, ele também anda até bebendo... Isso sem contar que ele se tornou mentiroso, fofoqueiro, não faz o dever direito, desrespeitam professores, colegas e até os amigos. E missa hein, Zé? Você tem vindo? Tem rezado? Que nada! Esse ai está perdido para mundo gente.

Ainda bem que é só com ele que acontece isso, não é, crianças?Será?

Quem dera fosse, acho que o nosso Zé precisa é tomar um remédio pra se curar desse mal que o aflige, o pecado e não é só ele não, muitas vezes, nós também estamos assim, doentes pela presença do pecado em nossa vida. Contaminados pela virose do mal.

Será que esse tal de pecado tem cura?

Tem sim, crianças! Existe um remédio chamado perdão de Deus. É esse aqui que eu trouxe pro Zé. É só ler e viver cada dose dessas palavras em sua vida que as pessoas se curam. Vocês querem se curar também, crianças? Assim, vejam como o Zé já melhorou.

Vamos então, todos juntos, cantar pedindo a Deus o seu remédio de Perdão.

Leitura – Toda vez que Deus quer nos falar, Ele age em nosso coração nos fazendo arder com aquele fogo maravilhoso do Espirilo Santo para que suas palavras em nós permaneçam. Esse é o momento onde Ele irá nos falar através de uma bonita história. Vamos ouvir com atenção e silêncio?

Aclamação – Sabem, crianças, o Filho de Deus ia sempre ao encontro dos mais carentes da misericórdia do Pai, demonstrava profunda comunhão com os que se afastavam do Pai e precisavam reconciliar-se com Ele. Jesus é o médico que veio socorrer pelos que gritam por justiça e verdade. Vamos todos ficar em pé e cantar com muita alegria para ouvi-lo em seu evangelho.

Evangelho – ( A história se encontra ao final do texto )

Ofertório – ( Encapar vidros de remédios e colocar no ofertório com as palavras correspondentes )

Que maravilha descobrir que temos um médico que nos ama e esta disposta a nos dar vida e vida em abundância.

Sabemos muito desse médico divino, aprendemos com Ele a amar e saber acolher os mais sofridos. Por isso, ofereceremos hoje, no nosso momento especial, para presentearmos a Deus, medicamentos a base de amor e de fé.

Queremos oferecer um xarope que espanta preguiça e nos dá animo pra trabalharmos na construção de um mundo melhor.

Trouxemos um antibiótico pra curar de vez nossos males do coração e, com ele sadio, podermos amar mais, servir mais e nos dedicar mais ao nosso Pai do Céu.

Trouxemos esse analgésico para curar todas as dores de cabeça que nos causamos outros, quando somos impacientes, insistentes, que causamos em nosso Deus quando não acolhemos bem suas palavras.

Trouxemos um antiinflamatório para que possamos curar feridas , secar de vez machucados causados pela maldade , pela inveja , pois isso nos tornaria menos agressivos...mais amáveis com nossos irmãos e para com Deus.

Enfim, trouxemos remédios que nos animam a viver sempre em comunhão com Deus e, sabemos que junto ao pão e ao vinho, o Senhor irá nos conceder muita saúde, muita paz, transformando nosso coração e aumentando ainda mais nossa dose de amor.

Vamos cantar com alegria o canto do ofertório.

Comunhão – Com alegria vamos nos unir junto à mesa da comunhão e celebrar juntos a grande alegria de ter Jesus como nosso guia, nosso modelo de vida e nosso amigo. Vamos então ao seu encontro cantando.

Ação de graças - Queridas crianças, vamos fazer um minutinho de silêncio e juntos agradecer ao nosso Pai do Céu (esperar que tenha silêncio total )

Agradecer pelo bom médico que Ele é pra nós, que nos cura da doença do desamor nos preenchendo de amor.

Que nos cura de toda cegueira, que cobre os nossos olhinhos e não nos deixa ver os mais necessitados e, hoje aprendemos que são eles a quem devemos acolher.

Agradecer pela nossa família, pelos nossos amigos, pelos nossos colegas, pelos nossos padres, por todas as pessoas que nos ajudam a caminhar bem, com saúde e alegria. Amém.

Historinha - A bondade das Formigas

Vocês não vão acreditar no que eu vou contar.

Outro dia, eu estava passando pela porta de um formigueiro e ouvi uma formiguinha mestra dando uma missão para muitas outras. Elas deveriam levar folhinhas até outro formigueiro onde havia outras formiguinhas precisando de muita ajuda, pois estava muito frio e o estoque de alimentos delas havia terminado.

Aquela deveria ser a missão das formiguinhas que saíram do formigueiro e se colocaram a caminho.

Logo uma delas exclamou:

Formiga 1
___Que absurdo! Eu ter que carregar folhas para alimentar outras formigas? Elas deveriam se envergonhar de não saber medir seus estoques e deixar que nós façamos o serviço grosso para elas.

Sábia
- Não fale bobagem -disse a formiga mais sábia. Se tiver que carregar essa missão carregue-a com amor, faça dela um peso menor.


Formiga 1 - E por falar em peso, está folha está danada de pesada. Não podia ser uma coisa mais leve de se carregar? Por exemplo: uma folha de isopor... Um pedaço de espuma ou até mesmo uma pena?

Sábia
- Quem disse que realizar uma missão é fácil?- Exclamou a mais sábia -e desde quando as formigas se alimentam de espuma? Deixem de reclamar e vamos subir a montanha, nossas irmãs distantes , estão doentes e precisam da nossa ajuda.

E mesmo diante de muito frio ia pelo caminho à correição de formigas. De repente, o céu se fechou ....as formigas tiveram medo e tentaram se esconder debaixo de uma pedra. Veio então uma tempestade muito forte... Gotas enormes de chuva alagavam os caminhos, enchiam as poças d‘água e inundavam toda parte.

As formigas ficaram apavoradas. Tinham medo de perder suas folhinhas e até de morrer.

Uma delas virou para a mais sábia e disse:

-Se não abandonarmos as folhas, elas nos farão afundar, é muito peso para carregarmos...

Formiga 1 -
Não.. Não. Não façam isso! Nossas irmãs formigas morrerão sem as folhas e é está nossa missão, a gente nunca abandona uma missão. Nossa mestra confia na gente, elas estão doentes, precisam de nós.

Mas mesmo incentivando a muitas a continuar, algumas com medo de morrer ali, deixaram suas folhas e abandonaram sua missão.

Logo a chuva passou, e agora já não eram tantas as formigas, mas as que sobraram continuaram nas poças e também nas adversidades da vida tentando encontrar uma solução.

Colocaram as folhas por baixo e fizeram delas um barco e remaram rumo ao formigueiro que agora parecia tão distante.

As ondas provocadas pelo vento na água tiraram as formigas do seu caminho e elas foram lançadas a uma floresta.

Com medo de tudo e sentindo o peso cada vez maior das folhas muitas pensaram em desistir, mas, a mais sábia sempre as incentivava.

Formiga 1 _ Queridas... Tenhamos coragem... Deus estará sempre com a gente na nossa missão. Ele nunca desanimaria de nós se estivéssemos precisando Dele.

Naquele momento, surgiu do meio do mato o maior inimigo das formigas, o gafanhoto que sentindo o cheiro das folhas misturado ao das formigas veio perseguindo seu almoço.

As formigas agitaram-se. Umas escondiam, outras desmaiavam, outras deixaram suas folhinhas para trás e fugiram. O gafanhoto sentido a fartura, colocou de pé e correu atrás de umas que se refugiaram nas cavernas feitas por buracos na terra.
Naquele momento, mortas de medo e temendo não mais sair vivas dali, a mais sábia clamou aos céus:

Formiga 1- Ó Senhor. Que conheces nossas fraquezas, que sabe o quanto somos frágeis, ajude-nos a completar nossa missão.

E olhando o céu, mesmo encoberto pelas espessas camadas de folhas das árvores, as formigas puderam sentir o quanto Deus queria que elas completassem a missão. Num vôo rasteiro e certeiro, um gavião surgido por entre as folhas pegou o gafanhoto no seu bico e o levou para bem longe dali.

Passado o perigo, as formigas se reuniram e notaram que muitas haviam fugido e que suas folhinhas ficaram pelo chão. Então elas entenderam que cada uma tinha que levar as folhas, pois delas dependiam a vida de tantas outras.

Colocaram as folhas sobre seus frágeis corpinhos e foram andando tentando achar o caminho.

O sol estava quente, ardiam seus pés fatigados, mas sabiam que delas dependiam a vida de muitas outras.

Pelo caminho, pediram ajuda as cigarras, mas elas só sabiam cantar.

Ao atravessar o jardim pediram ajuda as lagartas, mas elas só sabiam dormir.

Muitas formiguinhas foram vencidas pelo cansaço e foram levadas pelo balanço das folhas das árvores... Outras foram caindo pelo caminho e abandonando assim sua missão.

Mas as outras, por mais cansadas que estivessem não pensavam em desistir. Iam amontoando em suas costas o peso deixado pelas outras que não conseguiram levar sua missão adiante.

Observando toda aquela situação, Deus que tudo sente... E que nunca desampara seus filhinhos... diante do sofrimento das formigas mandou que uma borboleta, por algum tempo, ajudasse as formigas, aliviando o peso e deixando que elas descansassem.

Quando próximas ao seu destino foram deixadas no campo.

Logo adiante avistaram o formigueiro. E uma força maior ajudou-as a chegar até lá.

Encontraram a porta fechada e com esforço conseguiram abri-la.

Logo que entraram viram as formiguinhas fracas com fome e desanimadas. Mas elas trouxeram a salvação para aquele formigueiro e cuidando das doentes, alimentando-as e curando-as de suas doenças, elas se viram recompensadas por tanto esforço.

Então a mais sábia disse as outras:

Formiga 1 - Viram só, queridas irmãs. Graças a nossa missão estar completa, muitas formigas foram salvas. É preciso ter coragem para levar adiante a nossa missão porque dela depende a vida de muitas outras.

Assim, elas voltaram para o formigueiro e com elas aprendemos uma lição. Depende de nós...da nossa missão a salvação de muitas outras pessoas aqui na Terra. Façamos do espírito guerreiro das formigas o nosso também, porque receberam uma missão, carregaram as suas cruzes e foram merecedoras de toda confiança do Mestre .

Nenhum comentário: