segunda-feira, 2 de junho de 2008

10º domingo do tempo comum: Jesus e os pecadores

( Mateus 9, 9-13)

JOCA – (entra) Oi pessoal!

CLARINHA – (entra) Oi pessoal!

JOCA – Oi pessoal-al-al- al!

CLARINHA – Au-au? Parece cachorro latindo.

JOCA – Não é au-au. É al-al.

CLARINHA – Ah, Joca! Só você mesmo, viu?

JOCA – Joca: primeiro e único.

CLARINHA – E modesto.

JOCA – E modesto.

CLARINHA – Deixa pra lá, Joca. Você prestou atenção no Evangelho de hoje?

JOCA – Se eu prestei atenção? Se eu prestei atenção?

CLARINHA – É.

JOCA – Claro que eu prestei atenção, Clarinha.

CLARINHA – O Evangelho de hoje é muito importante, Joca.

JOCA – Importantíssimo.

CLARINHA – Então vamos contar tudo para as crianças.

JOCA – É, vamos contar.

CLARINHA – Você começa.


JOCA – Não, você primeiro.

CLARINHA – Pode ser você, Joca.

JOCA – Primeiro as damas, Clarinha.

CLARINHA – Joca: você não prestou a atenção direito, né?

JOCA – Bem... É...

CLARINHA – Eu sei que não, Joca.

JOCA – É eu me distraí.

CLARINHA – Então preste atenção dessa vez. Porque eu vou contar a história e todo mundo vai poder ver.

JOCA – Nós vamos ver tudo que aconteceu?

CLARINHA – Claro Joca. Olhe ali daquele lado.

JOCA – Que legal.

(entra São Mateus e se senta num banco atrás de uma mesinha, do lado oposto ao teatro de bonecos)

JOCA – Quem é ele, Clarinha?

CLARINHA – Aquele ali é Mateus.

JOCA – Nossa! São Mateus! Discípulo de Jesus!

CLARINHA – Calma! Ele não é discípulo de Jesus ainda. Mas uma coisa aconteceu.

(Música – entram Jesus e mais dois discípulos)

JOCA – Olha! É Jesus! E seus discípulos!

CLARINHA – Isso mesmo, Joca. Jesus estava passeando e viu Mateus.


JOCA – E daí?

CLARINHA – Daí Jesus disse:

JESUS – Segue-me.

CLARINHA – Na mesma hora Mateus se levantou e seguiu Jesus.

JOCA –
Que legal! Mateus atendeu ao chamado de Jesus!

CLARINHA – Isso mesmo, Joca.

(Mateus e Jesus vão até o centro, onde está uma mesa)

CLARINHA – Eles foram para a casa de Mateus. Sabe Joca: Mateus era cobrador de impostos. E os judeus não gostavam de cobradores de impostos.

JOCA – E daí, Clarinha? O que aconteceu?

CLARINHA – Enquanto Jesus estava na casa de Mateus apareceram mais cobradores de impostos. E pecadores. E todos sentaram-se à mesa com Jesus.

(Entram mais quatro pessoas e sentam-se à mesa)

JOCA – Espere aí, Clarinha: Jesus estava sentado à mesa com pecadores?

CLARINHA –
É, Joca.

JOCA – Mas... Como é que pode? Eu estou espantado, Clarinha.

CLARINHA – É: e os fariseus também ficaram espantados.

(Entram dois fariseus pela esquerda. Um deles vai falar com um dos discípulos de Jesus, que está sentado na ponta da mesa).

JOCA – Olha os fariseus aí.

CLARINHA – Um fariseu perguntou ao discípulo de Jesus:


FARISEU – Por que Jesus come com os pecadores?

JOCA – É mesmo, Clarinha: por que Jesus está comendo com os pecadores?

CLARINHA – Calma, que você já vai entender.

(Jesus se levanta)

JOCA – Ih, Jesus se levantou.

JESUS – Quem tem saúde não precisa de médico. São os doentes que precisam de médico.

JOCA – Olha: não entendi nada.

CLARINHA – Mas Jesus foi muito claro, Joca. Preste atenção: você está se sentindo bem?

JOCA – Eu estou muito bem, obrigado.

CLARINHA – Então você não precisa de médico. Mas e se você ficar doente?

JOCA – Daí eu vou ao médico, ué.

CLARINHA – Então: Jesus disse isso – quem precisa de médico é quem está doente.

JOCA – Ah, agora eu entendi! Os pecadores precisam de Jesus.

CLARINHA – Isso mesmo, Joca! Por isso Jesus está ali com os pecadores. Para que eles se arrependam e sigam o caminho de Deus. Olha o que mais Jesus disse:

JESUS – Eu não vim para chamar os justos, mas sim os pecadores.

CLARINHA – Isso mesmo! Jesus veio chamar os pecadores. Como Jesus dizia: arrependam-se porque o Reino dos Céus está próximo.

JOCA – Sabe Clarinha: pensando bem... Eu também preciso de Jesus.

CLARINHA – É, Joca?

JOCA – É eu também sou pecador. Andei fazendo um monte de coisas erradas.

CLARINHA – Todos nós precisamos de Jesus, Joca! E ele está sempre de braços abertos para nos receber.

JOCA – Êba! Viva Jesus!

CLARINHA – Viva!

JOCA – Viva Jesus!

CLARINHA – Viva!

JOCA – Tchau pra vocês!

CLARINHA – Tchau!

(Música. Os bonecos e os atores saem. FIM)

Nenhum comentário: